Olá Erbon Lover

No financeiro, podemos inserir títulos no contas a pagar e ter relatórios como: Extrato bancário, fluxo de caixa e nosso queridinho DRE (demonstrativo de resultado de exercício).

1. Para cadastrar um título, antes precisamos cadastrar os fornecedores\empresas (PJ) ou pessoa física (PF) para atribuir a esta despesa.

2. Depois devemos criar o plano de contas, para também atribuir a esta despesa.

3. Agora sim podemos incluir um novo título no Contas a Pagar.

Temos 4 opções:
Normal: Para títulos únicos;
Parcelado: Para os títulos com parcelas;
Fixa: Para os títulos que se repetem anualmente, mensalmente, semanalmente ou diariamente;
Rateio Parcelado: Para despesas que serão dividias entre a rede de hotel, que pode ratear pelo valor ou pela quantidade de UH.

4. Título Normal:

3.1. Procurar o fornecedor ou PF (pessoa física):
3..2 Número do título: Informar o número do título.
3.3 Tipo do documento: Informar o tipo de documento.
3.4 Descrição: Obrigatório descrever uma observação.
3.5 Plano de Contas: Informar a qual grupo de contas a despesa pertence.
3.6 Empresa Pagante: Informar empresa responsável pelo pagamento.
3.7 Chave de Acesso: Opcional informar a chave de acesso.
3.8 Data de Emissão: Informar a data de emissão.
3.9 Vencimento: Informar a data de vencimento da despesa.
3.10 Parcela: Se for parcelado, informar o número de parcelas.
3.11 Valor: Informar o valor da despesa.

5. Na aba Itens, podemos incluir os produtos e dar entrada automática no centro de custo selecionado. Isto quer dizer que, os produtos aparecem no módulo Stock.

6. Na aba impostos, deve incluir os impostos do documento.

 

Por fim é só clicar em salvar. E será possível visualizar as contas a pagar no sub menu contas a vencer ou em contas vencidas.

 

Para saber mais acesse os artigos sobre o tema:

Cadastrando plano de contas: http://academy.erbonsoftware.com.br/?p=722

Criando um novo título rateado: http://academy.erbonsoftware.com.br/?p=897

 

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