Neste artigo iremos falar sobre o consumo interno dos seus funcionários nos Pontos de Venda e como conseguirá de forma ágil e fácil controlar e automatizar este processo.

No Erbon é possível cadastrar todos os seus funcionários e configurar como funciona o consumo interno para cada funcionário, desde os descontos para cada categoria de produto até a forma como ele irá pagar o consumo.

Primeiramente para cadastrar o seu funcionário deve acessar o Erbon PMS -> Menu Contas Correntes -> Funcionários -> Incluir.
No cadastro do funcionário na aba Cadastrais deve configurar:

  • Nome: Nome do funcionário
  • Usuário: Usuário Erbon cadastrado nos Usuários deste funcionário. Este campo é opcional, você pode cadastrar um funcionário que irá consumir nos Pontos de Venda e que não necessariamente tenha um usuário criado no Erbon para acessar ao sistema.
  • Emitir Documentos Fiscal nas Vendas PDV: Selecione este parâmetro caso deseje que o Erbon emita automaticamente a NFC-e sobre o consumo interno.
  • Funcionário paga o Consumo Direto no PDV: Caso esteja selecionado, sempre que o funcionário consumir algo, ele terá que obrigatoriamente pagar o valor resultante do desconto ao fechar a comanda no PDV.
  • Consumo do Funcionário deve ser lançado na Conta Corrente: Caso esteja selecionado sempre que o funcionário consumir algo no PDV, automaticamente ao fechar a conta será lançado os consumos dele para a conta corrente para você fechar a conta quando pretender.

Pode observar que as duas últimas opções “Funcionário paga o Consumo Direto no PDV” e “Consumo do Funcionário deve ser lançado na Conta Corrente”, são muito importantes para automatizar toda a operação!

Caso selecione a primeira opção, automaticamente no PDV o Erbon irá perguntar a forma de pagamento do consumo, caso selecione a segunda irá lançar na conta corrente.

Na aba “Consumo interno” do cadastro do funcionário, também tem um dos itens mais importantes dessa funcionalidade! Aqui você define para cada categoria de produto o desconto que este funcionário tem ao consumir!

Esses descontos podem ser em valor ou percentagem e automaticamente o Erbon irá calcular o desconto sobre os consumos quando fechar a conta no PDV do funcionário.

Importante 1: As categorias de produtos que é mostrado nesta tela são as que cadastrou no Erbon PDV -> Cadastros -> Categorias PDV. Então é bastante importante estas categorias estarem de acordo com o seu Cardápio e com a forma que oferece os descontos aos seus funcionários.

Importante 2: Ao criar o funcionário, automaticamente o Erbon cria um cliente PF no Erbon com o nome do seu funcionário. Então é bastante importante depois de cadastrar ir ao Menu Reservas -> Clientes PF e procurar por o nome do funcionário para complementar as informações dele como o endereço, CPF, etc..

 

Prontinho! Agora sempre que fechar a conta no PDV poderá informar que o consumo é do seu Funcionário e automaticamente o Erbon já calcular os descontos dele e proceder de acordo com a forma de fechamento informada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *