Olá Erbon Lover,

Neste passo a passo vamos lhe explicar como consegue emitir NF-e DANFE no Erbon PMS e PDV e quais as diferentes situações!

Antes de mais a NF-e, é um documento eletrônico de venda de produtos, em que a sua empresa (Hotel) comunica em tempo real a venda de um ou mais produtos para a SEFAZ do seu estado.

No Erbon tanto é possível emitir uma NF-e sobre uma comanda vendida no PDV como também sobre um Extrato final de conta (exemplo: um extrato gerado em um check-out de uma reserva).

Muito importante:

Você tem duas formas de informar ao Erbon como pretende trabalhar com a emissão de NF-e:

Opção 1) Sempre que for fechado uma comanda no PDV (seja ela débito ao quarto, pagamento passante, conta avulsa ou reserva de grupo), o Erbon automaticamente emitirá uma NF-e contra o cliente e enviará por email com cópia para o hotel).

Opção 2) Sempre que vender algo no PDV, ou seja fechar uma comanda, o Erbon não irá emitir nenhum documento eletrônico. Para emitir um documento você terá que selecionar uma comanda vendida no modulo PDV e emitir ou então selecionar um Extrato no PMS e gerar a NF-e sobre o Extrato.

 

Para configurar a Opção 1 você não pode selecionar a opção abaixo “Emitir NF-e somente em Extratos de Fechamento de Conta”. Caso você deseje trabalhar com a opção 2 você deverá selecionar a opção abaixo “Emitir NF-e somente em Extratos de Fechamento de Conta”.

Você conseguirá acessar a tela abaixo de configurações em Erbon PMS -> Parâmetros -> Webservices -> NF-e

Você optou trabalhar com a opção 1?

Então você tem dois locais diferentes onde consegue visualizar a NF-e emitida!

  1. Pode acessar o Erbon PDV -> Gerencial -> Vendas e consultar a venda efetuada e clicar no lado direito em “Exportar Doc” para baixar o PDF da nota fiscal.
  2. Pode consultar o portal/repositório das notas fiscais e baixar/procurar/cancelar qualquer nota emitda em https://managersaas.tecnospeed.com.br:8081 , caso não se recorde do seu acesso pode perguntar ao time Erbon.

Você optou trabalhar com a opção 2?

Então você tem duas formas de gerar uma NF-e para um cliente.

A primeira forma é você gerar uma NF-e sobre uma comanda vendida no PDV, seja ela débito ao quarto, pagamento passante, conta avulsa, etc.

Para isso você entra em Erbon PDV -> Gerencial -> Vendas e busca a comanda vendida no PDV. Seleciona a comanda e clica imediatamente em “Gerar NF-e”. Se a NF-e for gerada com sucesso, para baixar o PDF da nota e imprimir, basta selecionar novamente a comanda e clicar em “Exportar Doc”.

A segunda forma é você selecionar um extrato na conta corrente de uma reserva ou conta avulsa e gerar uma NF-e sobre aquele extrato. Esta forma é a mais aconselhável para aqueles hotéis que querem ter a certeza que o hóspede “aprovou e pagou” todos os consumos da reserva e que a nota fiscal somente será emitida realmente sobre o que foi consentido pelo cliente final.

Para isso, depois de fechar a conta em uma reserva, o Erbon irá gerar o Extrato final da conta. Basta selecionar o extrato e clicar em “NF-e DANFE”. Se for emitida com sucesso depois basta clicar em “Exportar NF-e”.

Muito importante para análise do hotel juntamente com o seu contador:

Deve sempre consultar a legislação estadual do seu estado sobre a emissão dos documentos eletrônicos. Dependendo da legislação, a venda de produtos no seu Hotel, restaurante e outros pontos de venda podem ser obrigados à emissão de NFC-e (outro documento eletrônico diferente da NF-e).

Este passo a passo é para dar somente conhecimento aos hotéis brasileiros das possibilidades em relação a NF-e no sistema Erbon. A escolha de emissão de NFC-e e/ou NFC-e deve sempre ser respeitada em função da legislação da sua SEFAZ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *