Olá Erbon Lovers 😉

Você está cadastrando ou alterando uma reserva e o Erbon está lhe mostrando a mensagem tipo de uh escolhida já não possui disponibilidade?

Ao cadastrar/alterar a reserva, o Erbon está lhe mostrando quartos disponíveis para essa categoria, mas ao finalizar está informando que não possui disponibilidade?

1.Como é possível o quarto estar livre e a categoria não ter disponibilidade?

  • Bem simples… a resposta é que a disponibilidade de quartos que o hotel tem para venda não está relacionada se os quartos já estão associados às reservas ou não! Para um determinado dia, você até pode ter todos os quartos livre, porém se tiver cadastrado várias reservas para o Tipo de UH ocupada daquela categoria, a sua disponibilidade irá diminuir até ficar zerada.
  • Quando está vendendo para um hóspede, a melhor tela e mais indicada para você saber se tem ou não disponibilidade é no menu Reservas – Disponibilidade! Esta tela irá lhe informar a quantidade disponível para venda.
  • O grande “problema” é que por vezes os hotéis olham no Menu reservas – Planning os quartos livres e quando vão cadastrar a reserva o sistema informar que o Tipo de UH daquele quarto não tem disponibilidade. Ou seja, você já cadastrou reservas para aquela categoria mas ainda não escolheu o quarto especifico (por isso não consegue enxergar ela no Planning e dá a sensação que o quarto está livre para venda).

2.Então como descubro quais as reservas que ainda não escolhi o quarto para aquela categoria?

  • Uma das formas é você ir até ao Menu Reservas – Gestão de Reservas e procurar todas as reservas no Estado Reserva, para o tipo de UH ocupado que pretende vender e com a data de check in maior ou igual aproximadamente à data de Check In.
  • Exemplo, se está tentando cadastrar uma reserva com Check in para dia 03/11, vou procurar no Gestão de Reservas todas as reservas para aquela categoria com Check In para dia 05/11 ou menor ate encontrar a reserva que está sem quarto e não está aparecendo no Planning. O dia 5 é um exemplo para termos maior probabilidade de acharmos a reserva, o importante é encontrar ela.
  1. Na aba “Reservas”, ” Gestão de Reservas”, em seguida selecione a reserva, qual quarto será ocupado. Conforme figura abaixo.

  • Então nunca posso olhar no Planning os quartos livres que tenho no Hotel para vender aos hóspede quando ligam no hotel? Pode sim, desde que você garanta que não tem nenhuma reserva cadastrada sem ter associado a UH à reserva.. O que acontece é que as vezes por esquecimento ou propositadamente pode ter reservas sem quarto e irá dar a falsa sensação de quarto livre.
  • Como o sistema calcula então a disponibilidade que eu tenho das minhas categorias?O Erbon para calcular a disponbilidade de quartos livres para venda calcula duas coisas:
  • Todos os quartos em manutenção daquela categoria;
  • Todas as reservas cadastradas em que no Tipo de UH Ocupada da reserva escolheram aquela categoria.

O sistema pega o numero total de quartos da categoria cadastrados no Erbon e subtrai com os dois itens acima. Assim é calculada a disponibilidade.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *