Com o advento da Carta de Correção Eletrônica, CC-e, o emitente poderá sanar erros em campos específicos da NF-e, de forma mais simples não havendo mais a necessidade de se emitir várias vias para posterior envio a seu destinatário, bastando apenas transmiti-la à Secretaria de Fazenda que autorizou a NF-e.

Porém, não são todos os campos da NF-e que poderão ser sanados pela CC-e, as possibilidades de acertos ainda são as mesmas definidos pela legislação vigente, não podendo portando ser solucionados erros relacionados:

  • As variáveis consideradas no cálculo do valor do imposto, tais como: valor da operação ou da prestação, base de cálculo e alíquota;
  • Dados cadastrais que impliquem alteração na identidade ou no endereço de localização do remetente ou do destinatário;
  • Data de emissão da NF-e ou à data de saída da mercadoria.

Como serão solucionados os casos de erros cometidos na emissão de NF-e? E erros mais simples como nome do cliente, erro no endereço, erro no CFOP – como alterar o dado que ficou registrado na base da SEFAZ?

Uma NF-e autorizada pela SEFAZ não pode ser mais modificada, mesmo que seja para correção de erros de preenchimento. Ressalte-se que a NF-e tem existência própria e a autorização de uso da NF-e está vinculada ao documento eletrônico original, de modo que qualquer alteração de conteúdo irá invalidar a assinatura digital do referido documento e a respectiva autorização de uso.

Importante destacar, entretanto, que se os erros forem detectados pelo emitente antes da circulação da mercadoria, a NF-e poderá ser cancelada e ser então emitida uma Nota Eletrônica com as correções necessárias.

 

Para emitir uma carta de correção, entre no portal NF-e da Erbon Software com o login que o seu hotel possui:

https://managersaas.tecnospeed.com.br:8081

Depois, procure pelo número da NF-e e clique em Filtrar para encontrar a NF-e que pretende emitir a Carta de Correcção:

 

Encontrando a NF-e que pretende, clique uma única vez para selecionar a mesma e de seguida clique em cce conforme a imagem abaixo:

 

 

Preencha as seguintes informações:

  • Orgão: Colocar a UF do seu Hotel
  • Sequência do Evento: Caso seja a primeira carta de coreção desta NF-e coloque 1, caso seja a segunda coloque 2…
  • Correção Feita: Escreva a correção a ser efetuada
  • Lote: Coloque 1

Clique em Enviar.

 

Pronto, a carta de correcção foi registada com sucesso e anexada à NF-e. Caso consulte a NF-e no Portal Nacional da SEFAZ pela chave de acesso irá visualizar as cartas de correção que foram emitidas.

Link do portal nacional: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/consulta.aspx?tipoConsulta=completa&tipoConteudo=XbSeqxE8pl8=

 

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *