Olá Erbon Lover 🙂

Vamos explicar o funcionamento de mais um relatório fantástico disponível no seu Erbon Financeiro.

Este relatório é muito importante para a previsão do seu fluxo de caixa baseado em todos os recebimentos dos seus clientes e pagamentos do seus fornecedores, inseridos no Erbon Financeiro. Ou seja, basicamente o relatório analisa o seu Contas a Receber e Contas a Pagar do hotel.

A lógica do relatório é dar uma previsão de 8 dias, isto é, baseado na data que escolhe quando imprime o relatório, o sistema analisa 8 dias, incluindo e a partir dessa data escolhida.

Poderá imprimir o Relatório, acessando o Erbon Financeiro -> Gerencial -> Relatórios -> Fluxo de Caixa Previsto (8 Dias).

Abrindo o relatório, o Erbon mostra as seguintes possibilidades de filtros que iremos explicar logo abaixo da imagem o que significa cada filtro.

 

RECEBIMENTOS:

Procurar títulos por data de…

  • Emissão: Caso selecione esta opção o Erbon irá mostrar todos os seus recebimentos baseado na data de emissão. Por exemplo, se escolheu a data 17/01/2019, o Erbon irá mostrar todos os recebimentos que lançou nas contas correntes no dia 17/01, de todas as formas de pagamento, cartão, dinheiro, etc…
  • Vencimento: Caso selecione esta opção o Erbon irá mostrar todos os seus recebimentos baseado na data de vencimento. Por exemplo, se escolheu a data 17/01, o Erbon irá mostrar todos os recebimentos que você irá receber efetivamente nesta data. Um caso prático para você entender é os recebimentos de cartão de crédito e débito. Baseado na data que você recebe o valor das administradoras financeiras, o Erbon irá mostrar aqui todos os recebimentos que irá efetivamente receber, não necessariamente os que você lançou nesta data.

Visualizar valor do Titulo…

  • Valor: Caso selecione esta opção o Erbon irá mostrar efetivamente o valor que você cobrou do seu hóspede.
  • Valor a Receber: Caso selecione esta opção o Erbon irá mostrar o valor que você cobrou do seu hóspede descontado possíveis taxas e comissões. Por exemplo, se o pagamento for um cartão de crédito, o Erbon irá mostrar o valor cobrado descontado a taxa da administradora. Se for um faturado, o Erbon irá mostrar o valor descontado de possíveis comissões que cadastrou na empresa/agência para descontar no fechamento de conta.

PAGAMENTOS:

Procurar títulos por data de…

  • Emissão: Caso selecione esta opção o Erbon irá mostrar para a data escolhida todas as contas a pagar baseado na data de emissão das contas.
  • Vencimento: Caso selecione esta opção o Erbon irá mostrar para a data escolhida todas as contas a pagar baseado na data de vencimento. Ou seja, para cada dia todas as contas que irão vencer nesses dias.
  • Pagamento: Caso selecione esta opção o Erbon irá mostrar todas as contas que você já pagou nas datas escolhidas. Ou seja, todas as contas que estão em aberto (não pagas) não irão ser contabilizadas. Somente as pagas.

Visualizar valor do Titulo…

  • Valor do Titulo: Caso selecione esta opção, o Erbon irá contabilizar para o cálculo do valor, o valor da conta a pagar.
  • Valor Pago: Caso selecione esta opção, o Erbon irá contabilizar para o cálculo do valor, o valor já pago por cada conta. Somente faz sentido a nível lógico selecionar este filtro caso selecione acima a opção “Pagamento”.

 

PLANO DE CONTAS (PAGAMENTO)

Aqui poderá selecionar apenas alguns planos de contas para o Erbon mostrar no seu fluxo de caixa. Ou então, poderá selecionar todos.

EMPRESAS DO HOTEL

Aqui poderá selecionar apenas algumas empresas do hotel para filtrar o contas a receber e a pagar somente para essas empresas. Ou então, poderá selecionar todas.

 

Erbon, entendi tudo. Mas você me sugere que filtros eu devo selecionar? 🙂

Então, cada negócio e cada hotel tem a sua gestão e principalmente visão de negócio. O que podemos sugerir é o que na grande maioria das vezes, os hoteleiros preferem e querem ver a nível de informação.

Normalmente, o hoteleiro seleciona:

  •  Recebimentos: Procurar títulos por data de Vencimento e visualizar títulos por Valor a Receber.

Assim garante que para cada dia irá visualizar exatamente os títulos que irá efetivamente receber por data e valor.

  • Pagamentos: Procurar títulos por data de Vencimento e visualizar valor do titulo por Valor do Titulo.

Assim consegue ter um plano futuro de fluxo de caixa baseado nas contas que irão vencer em cada dia e qual o valor que terá de pagar. Agora se você escolher uma data passada de fluxo de caixa, já fará sentido escolher no filtro data a opção Pagamento e no visualizar titulo a opção Valor Pago.

 

Espero ter ajudado, e muito obrigado 🙂

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *