Trabalhar com mais de uma moeda é uma realidade para muitos hotéis brasileiros, onde para além da moeda padrão nacional (Real Brasileiro) podem aceitar dólares americanos e até mesmo outras moedas estrangeiras.

Possuir um sistema de gestão de hotel capaz de entender as regras e lógicas de negócio em um sistema bi-monetário é fundamental para o controle de caixa e fechamentos de conta do hotel.

No Erbon PMS, sempre contabilizamos para efeitos de caixa, a moeda exatamente que o recepcionista recebeu do hóspede, independentemente da moeda original da cobrança dos serviços e/ou produtos.

Vamos exemplificar vários processos na prática para entender com clareza o funcionamento:

  • Se o hotel tiver uma reserva que o hóspede terá que pagar R$ 100,00 por uma diária e pretender efetuar o pagamento em dólares, o Erbon vai informar ao recepcionista quantos dólares são necessários e vai fechar a conta com o pagamento em dólares. Então neste caso o hotel vai ter uma produção de R$ 100,00 de Diária e um Pagamento no Caixa de X Dólares.
  • Se o hotel tiver uma reserva com um adiantamento em reais e outro adiantamento em dólares, e quiser utilizar esses dois adiantamentos para pagar uma Diária lançada em dólar ou real, não tem problema, o Erbon irá reconhecer o valor de cada pagamento e conseguir fechar a conta.

Ou seja, quando a moeda original do serviço e/ou produto vendido é diferente da moeda do pagamento, o Erbon PMS, nunca altera a moeda nem de um, nem de outro, o PMS apenas liga/conecta os valores através do cambio cadastrado no Erbon PMS.

O primeiro passo é cadastrar todas as moedas que o hotel trabalha no Erbon PMS e informar qual delas é a moeda padrão do sistema. No caso do Brasil é o real brasileiro.

Acesse o Menu Cadastros -> Financeiro -> Moedas

 

Quando for inserir uma moeda que não seja padrão, por exemplo o dólar, você terá que informar qual é o cambio dessa moeda.

O pensamento é sempre assim, com 1 Real (caso seja a moeda padrão) quantos dólares eu consigo?

Hoje, dia 06/11/2018, eu consigo 0,26 dólares com 1 Real, então no cadastro do dólar eu configuro esse valor de câmbio.

Pronto, o processo de configuração foi finalizado 🙂

Agora você já pode lançar pagamentos em qualquer moeda cadastrada que o Erbon irá processar a informação automaticamente e ajudar você para tornar mais simples a operação hoteleira do dia a dia 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *