A Erbon Software disponibiliza um interface totalmente integrado com um dos maiores e mais completo ERP do mercado Brasileiro, o CMFlex.

Para os clientes da Erbon, a CMFlex é uma alternativa para satisfazer todas as necessidades fiscais e contábeis das unidades hoteleiras. Com o interface ativo, os hotéis conseguem gerar todas as obrigações fiscais e contábeis das esferas municipais, estaduais e da união federal.

Para além da questão contábil, o CMFlex possuí outros vários módulos de gestão e de Backoffice que poderá consultar em http://www.cmcorpsolution.com/cmflex.html

Primeiramente para ativar o interface deverá pedir ao time da CMCorp os seguintes dados para cadastrar no Erbon:

  • Link do webservice CMFlex
  • Código do Hotel
  • Chave de acesso

Com estes dados, acesse o Erbon PMS -> Menu Parâmetros -> Webservices -> CMFlex e cadastre corretamente as informações:

 

Depois de configurado e ativo o interface, vamos agora explicar o funcionamento automatizado 🙂

Como qualquer outro interface, os dois sistemas Erbon e CMFlex vão estar em constantes comunicações via Webservice.

Estas comunicações podem ser consultadas e controladas sempre no Erbon Financeiro -> Gerencial -> CMFlex

 

Na primeira vez que ativar o interface deve sempre forçar o envio do cadastro de todos os serviços/produtos e formas de pagamento do Erbon para o CMFlex. Muito importante: Deve forçar o envio sempre que ativar pela primeira vez o interface e sempre que cadastrar um novo:

  • Serviço e ou Produto
  • Forma de Pagamento
  • Administradora Financeira.

Estes três itens acima são chamados no CMFlex de Códigos de Transação.

Assim, sempre que cadastrar alguns dos três itens acima no seu Erbon PMS, acesse o Erbon Financeiro -> Gerencial -> CMFlex e clique no lado direito na opção “Códigos Transação” para o Erbon enviar para o CMFlex os itens cadastrados.

Esta questão acima, é a unica coisa que deve forçar manualmente o seu envio, todo o resto é automático 🙂

Vamos então entender quais são os pontos de integração entre os sistemas. Existem 3 pontos principais:

  • Erbon enviar o cadastro de clientes PF e PJ para o CMFlex
  • Erbon enviar os Check-outs para o CMFlex para o hotel emitir a NFS-e (Nota Fiscal Eletrônica de Serviços) no backoffice da CMCorp (dependendo o hotel também poderá emitir a NFS-e no próprio Erbon, fica a critério e escolha do hotel)
  • Erbon enviar depois da auditoria noturna no PMS, todos os lançamentos nas contas correntes (serviços/produtos e adiantamentos) para o CMFlex. Isto é importante para o CMFlex gerar as obrigações fiscais e contábeis bem como outras funcionalidades do software de backoffice.

 

Entendi tudo o que o Erbon envia para o CMFlex 🙂

Mas em que momento e como o Erbon envia essas informações automáticas?

Para estas comunicações acontecerem o Erbon utiliza o seu modulo de comunicações que é o Erbon Communicator.

O Erbon Communicator executa as seguintes ações tecnicamente falando para o interface funcionar:

  1. De 2 em 2 minutos, o Erbon envia todos os fechamentos de conta que aconteceram nas contas correntes. Assim após ter fechado uma conta no PMS, no máximo em até 2 minutos já irá visualizar o Extrato gerado no CMFlex.
  2. Quando o Erbon envia o Extrato (fechamento de conta), a gente verifica se já enviamos o cliente (PJ ou PF) desse Extrato. Caso não tenhamos ainda enviado, comunicamos o cadastro desse cliente antes de enviarmos o fechamento de conta! Assim garantimos que o hotel somente tenha o cadastro de clientes no CMFlex que tenha havido faturação.
  3. De 4 em 4 horas, o Erbon verifica se já foi executado a Auditoria Noturna no PMS. Caso tenha sido executada, o Communicator envia para o CMFlex todos os lançamentos do dia anterior (serviços/produtos, adiantamentos e pagamentos) lançados nas contas correntes. -> Estes lançamentos são chamados no CMFlex de Lançamentos Diários.

 

Para finalizar, no painel de controle deste interface no Erbon Financeiro -> Gerencial -> CMFlex pode observar que tem uma opção chamada “Lançamentos Diários”. Esta opção é caso o hotel por algum motivo deseje forçar o envio dos lançamentos diário de um determinado dia! Mas lembre-se, o Communicator já envia automaticamente.. Somente deve utilizar esta funcionalidade com um propósito especifico.

 

Até breve! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *